segunda-feira, 30 de setembro de 2013

KARDEC, A BIOGRAFIA, POR MARCEL SOUTO MAIOR

No que parece ser o maior lançamento espírita do ano (mesmo que o autor não seja espírita), o jornalista Marcel Souto Maior, autor de "As Vidas de Chico Xavier", escreve agora sobre a vida Allan Kardec, francês que codificou o espiritismo no século 19.

O que transformou o cético em referência fundamental de uma religião? O que o convenceu a acreditar que os mortos estavam vivos e se comunicavam através de médiuns? O que o fez enfrentar adversários ferrenhos da Igreja e da imprensa para levar ao maior número de leitores sua fé na sobrevivência do espírito?

Foi em busca de respostas para estas perguntas que o autor, biógrafo de Chico Xavier, saiu a campo. O resultado de sua pesquisa é um retrato surpreendente do homem que virou símbolo de uma doutrina para milhões de seguidores e ajudou a transformar o Brasil no maior país espírita do mundo.

Além de "As Vidas de Chico Xavier", livro adaptado para o cinema com o título "Chico Xavier", o autor também assina "Por Trás do Véu de Ísis" e "As Lições de Chico Xavier".

"Kardec"está com lançamento previsto para 21 de outubro.


"O Livro dos Espíritos é fundamental para quem quer entender a origem, a lógica e o sentido da Doutrina Espírita. Li e reli várias vezes para conseguir decifrar Chico Xavier. Durante toda a vida ele se dedicou a seguir os principais valores descritos/defendidos no livro de Allan Kardec: a fé na vida depois da morte, o valor da caridade, a importância do trabalho em favor do outro." 
"(Kardec) é outro personagem muito forte. Eu resumiria a história dele com poucas palavras: “Ele nasceu Hippolyte Léon Denizard Rivail na França do século 19. Sempre foi cético. Um professor respeitado em seu tempo, discípulo do educador Pestalozzi. Até que mesas começaram a girar e mensagens passaram a chegar de muito longe... Com 54 anos, depois de testemunhar estes fenômenos – batizados de “mesas girantes” -, Rivail mudou de vida e de nome. Tornou-se Allan Kardec para dar voz aos espíritos...” A história de Kardec é a história de uma conversão."
"Eu era um “cético absoluto” quando me aproximei de Chico Xavier pela primeira vez. Hoje digo que minha fé “não é consolidada”, é cheia de altos e baixos... Às vezes acredito na possibilidade da “vida depois da morte”, às vezes duvido totalmente, mas esta nova “posição” já é um avanço para quem não acreditava em absolutamente nada há 15 anos. Não tenho nenhuma religião, mas tenho fascínio por este tema: a fé."
– Marcel Souto Maior 

Autor: Marcel Souto Maior
Editora: Record
Páginas: 322
Quanto: R$ 31,90 (pré-venda)

Um comentário:

  1. Eu li O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, a bíblia dos seguidores do espiritismo. Fiz inclusive a resenha de toda a obra e coloquei em : http://irreligiosos.ning.com/profiles/blogs/o-livro-dos-esp-ritos?id=2626945%3ABlogPost%3A55059&page=3#comments).
    Kardec estava convencido dos alegados fenômenos espíritas, mas isto é resultado das próprias idiossincrasias do autor, de seu autoengano, suas ilusões. Tal como os líderes e doutrinadores religiosos de todos os credos, aplica-se a ele o mesmo preceito : ninguém é mais doutrinado do que o próprio doutrinador. Apesar de aparentemente convincente, o livro é bizarro, inteiramente inconsistente para quem tem uma visão mais racional do mundo. E toda a visão crítica que fiz do texto está apoiada no próprio livro, não inventei, apenas apontei as vulnerabilidades da ideologia ali presente. É apenas mais um texto mitológico como o Velho e o Novo Testamento, os Vedas, o Zendavesta, o Corão, o Livro dos Mórmons e muitos outros livros religiosos que li - total ou parcialmente.
    A resenha do livro está no endereço acima indicado.

    ResponderExcluir