quarta-feira, 2 de março de 2011

O Magnetismo de Mesmer

Antes de estudar os fenômenos espíritas, o Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) foi um estudioso do Magnetismo, ciência criada pelo médico alemão Franz Anton Mesmer (1734 - 1815). A influência do Magnetismo sobre a ciência espírita nascente é marcante. Por exemplo, foi Mesmer o primeiro a usar o termo fluido universal em sua dissertação de mestrado, que tratava da influência dos planetas sobre o corpo humano, para designar a matéria-prima original de todos os corpos e dos movimentos.

Segue um resumo sobre a teoria do Magnetismo Animal de Mesmer, que poderemos comparar a contento com a Teoria dos Fluidos, no capítulo XIV de A Gênese:


"Mesmer teve a glória de encontrar, sem iniciação e sem conhecimentos ocultos, o agente universal da vida e de seus prodígios; seus Aforismos (MESMER, 1846) que os sábios de seu tempo deviam considerar como tantos paradoxos, virão un dia a ser as bases da síntese física.

"Mesmer reconhece no ser natural, duas formas que são a substância e a vida, donde resultam a fixidez e o movimento que constituem o equilíbrio das coisas.

"Ele reconhece a existência de uma natureza primeiro fluídica, universal, capaz de fixidez e de movimentos, que, fixando-se, determina a constituição das substâncias, e que, movendo-se sempre, modifica e renova as formas.

"Esta matéria fluídica é ativa e passiva: como passivaela atrai-se a si mesma, como ativa ela projeta-se.

"Por ela os mundos e os seres vivos que povoam os mundos, atraem-se e repelem-se; ela passa de uns aos outros por uma circulação comparável à do sangue.

"Ela mantém e renova a vida de todos os seres, ela é o agente de sua força e pode tornar-se o instrumento de sua vontade.

"Os prodígios são os resultados das forças ou das vontades excepcionais.

"Os fenômenos de coesão, de elasticidade, de densidade ou sutilidade dos corpos, são produzidos pelas diversas combinações das duas propriedades do fluido universal ou da matéria-prima.

"A doença, como todas as desordens físicas, vem de um desarranjo do equilíbrio normal da matéria primária num corpo organizado.

"Os corpos organizados são ou simpáticos ou antipáticos uns aos outros, em virtude de seu equilíbrio especial.

"Os corpos simpáticos podem curar-se uns aos outros, restabelecendo mutuamente seu equilíbrio.

"Esta propriedade dos corpos de equilibrar-se uns aos outros pela atração ou projeção da matéria primária, Mesmer a denomina magnetismo, e como ela se especifica conforme as qualidades dos seres, quando ele estuda os seus fenômenos nos seres animados, ele a chama magnetismo animal.

"Mesmer provou sua teoria por obras, e suas experiências foram coroadas de pleno êxito. Tendo observado a analogia que existe entre os fenômenos de magnetismo animal e os da eletricidade, ele fez uso de condutores metálicos, que tocavam num reservatório comum que continha terra e água, para absorver e para projetar as duas forças; abandonou-se depois o aparelho complicado das celhas que se pode substituir por uma cadeia vida de mãos superpostas a um corpo circular e mau condutor como a madeira, o tecido de seda ou de lã, etc.

"Ele aplicou em seguida aos seres vivos e organizados os processos de imantação metálica, e adquiriu a certeza da realidade e da semelhançca dos fenômenos que se seguiram.

"Um só passo lhe restava a dar, era de devlarar que os efeitos atribuídos em Física aos quatro fluidos imponderáveis são as manifestações diversas de uma só e mesma força diversificada pelos seus usos, e que esta força inseparável da matéria primária e universal que ela fazmover, ora esplendorosa, ora ígnea, ora elétrica e ora magnética, não tem senão um só nome indicado por Moisés no Gênese, quando ele a faz aparecer a apelo do Onipotente, antes de todas as substâncias e antes de todas as formas: a Luz.

"E agora não temamos de dizê-lo de antemão, porque mais tarde será reconhecido".

(LEVI, Eliphas. História da Magia. Trad. Rosabis Camaysar. 9.ed. São Paulo: Pensamento, 2006)


Nenhum comentário:

Postar um comentário