quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

George Harrison, o beatle espiritualizado

Agora em 2011 fará 10 anos de desencarne do grande músico e ex-beatle George Harrison. George sempre se destacou por ser o mais discreto dos Beatles, mas era também o mais espiritualizado. Mesmo no auge da beatlemania, quando meninas enlouqueciam e gritavam pelos nomes do quarteto de Liverpool, George procurava um sentido para a vida. E encontrou um empatia muito forte com o Hinduísmo ao ler um livro sobre reencarnação. O que começou com uma simples apreciação se transformou numa completa mudança de percepção de mundo e uma curiosidade por toda aquela cultura milenar. A sitar indiana se fez presente na gravação de Norwegian Wood em 1965, e como tudo que se tratava de Beatles, virou mania mundial. Logo, músicos indianos fariam parte de gravações dos fab four, dando dimensão global à música da Índia. E não demorou muito para George finalmente conhecer o país e conhecer seus gurus. Essa percepção nova de espiritualidade e de Deus se refletiu em suas músicas a partir de então. Uma que se destaca é Art of Dying, ou Arte de Morrer, de seu disco de 1970, por sua maneira despojada de falar de morte e reencarnação:
"Chegará um momento quando todos nós teremos que ir embora daqui
Então nada que a irmã Maria possa fazer
Vai me manter aqui com você
...
Chegará um momento quando todas as suas esperanças estarão desaparecendo
Quando as coisas que pareciam tão simples
Se tornarão uma dor terrível
Buscando pela verdade entre as mentiras
E respondidas quando você tiver aprendido a Arte de Morrer...
...
Chegará um momento em que a maioria de nós voltaremos aqui
Trazidos de volta por nosso desejo de ser uma entidade perfeita
Vivendo através de um milhão de anos de choro
Até que percebamos a Arte de Morrer
Você acredita em mim?"
Outra importante e que se tornou um grande hit é a sua música/oração a Deus, "Give Me Love (Give Me Peace On Earth)", cujos direitos ele cedeu para uma instituição de caridade indiana para crianças.
Dê-me amor
Dê-me amor
Dê-me paz na terra
Dê-me luz
Dê-me vida
Mantenha-me livre como eu nasci
Dê-me esperança
Me ajude a lidar com esse pesado fardo
Tentando tocar e alcançar você com
O coração e a alma
Oh Meu Deus
Por favor, segure a minha mão,
para que eu possa entender você
Por favor
George desencarnou em 2001. Cremado, suas cinzas foram jogadas no rio Ganges na Índia em uma cerimônia tradicional hindú.


Nenhum comentário:

Postar um comentário