quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Cinema espírita. Um novo gênero para a sétima arte"

Por André Dib, Diario de Pernambuco. Retirado da edição de 31 de janeiro de 2011

Longa As mães de Chico Xavier
terá sessão de pré-estreia
no Recife em março
Foto: Cut Out Fotografia/Divulgação

Luiz Eduardo Girão, da produtora cearense Estação da Luz, esteve no Recife na última sexta-feira para articular a pré-estreia do longa As mães de Chico Xavier. Novamente no papel do médium mineiro está o ator Nelson Xavier, que lidera elenco formado por Herson Capri, Via Negromonte, Daniel Dias, Caio Blat, Tainá Muller, entre outros.

A direção é de Halder Gomes e Glauber Filho, este último diretor de outro filme de temática espírita produzido pela Estação da Luz, o pioneiro Bezerra de Menezes - Diário de um espírito. A estreia do novo longa está marcada para 1º de abril, véspera dos 101 anos de Chico Xavier. Antes, no dia 22 de março, haverá pré-estreia no Recife, com presença do elenco. Logo depois, no dia 24, ele abre o 1º Festival de Cinema Transcendental, em Brasília.

Girão considera As mães de Chico Xavier o encerramento de uma trilogia em torno do centenário do médium. ´O filme de Daniel Filho foi sobre a vida, Nosso lar foi sobre a obra e o nosso será sobre o ser humano`, conta o produtor. Baseado emrelatos reais publicados em livro Por Trás do Véu de Ísis, do jornalista Marcel Souto Maior, o filme teve como locações a cidade de Fortaleza, Guaramiranga e Pedro Leopoldo, cidade natal de Xavier.

Convertido ao Espiritismo desde 2001, Girão não concorda que há uma ´onda` de filmes que abordam o tema. ´Acredito que eles apontam para um novo gênero no cinema brasileiro, voltado para mensagens positivas de conforto, amor e que promovam a cultura da paz. O público está cansado de violência`.

Se é assim, como explicar o fenômeno provocado por Tropa de Elite 2, que derrubou Nosso lar do primeiro posto de 2010? ´Ele não explora a violência, ele a usa para fazer uma denúncia. Isso prova que as pessoas estão procurando outra frequência, um sentido para a vida`, justifica o produtor. E lembra que novos filmes do ´gênero` vem aí, duas adaptações para livros de Zíbia Gaspareto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário